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Marketing Digital do zero; tudo que você precisa saber

O desconhecimento é, muitas vezes, o principal impedimento para investimentos em Marketing Digital. Fala a verdade: você nunca teve receio? Agora observe o conceito de Marketing e adicione uma camada de internet. Esse é o “espírito” do Marketing Digital! Meios digitais envolvem computadores e a forma dominante de comunicação digital é a internet.

O grande fluxo de comunicação que a web proporciona hoje favorece estratégias ágeis, como Search Engine Optimization, Inbound Marketing (SEO) e Marketing de Conteúdo. Mas calma… Não vamos te encher de detalhes e palavras difíceis logo de cara.

Quando falamos sobre aumentar a rede, fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, todos esses são objetivos em que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para alcançá-los. Para alcançar tais objetivos, os meios digitais são os melhores para observar e testar a efetividade das nossas ações.

Onde tudo começou

Vamos falar um pouquinho do começo, tá? Só pra você entender melhor. Nos anos 90, a internet passou por uma onda de crescimento, da qual muitas das principais empresas do mundo surgiram. Chamamos esse período de Web 1.0. Foi nele que os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis. Ah… Também foi nessa época que surgiu o tão famoso Google

Em 1993, quando o primeiro anúncio clicável foi publicado, a internet possuía cerca de 130 sites no ar. Nada muito atrativo, né? Agora vamos pular alguns anos… Ao fim dos anos 2000, quando o Marketing Digital se tornou a base do que conhecemos hoje, já eram 17 milhões de sites. Notou o impacto?

Mix de Marketing

Mesmo sendo digital, ainda estamos falando do Marketing e ele nos fornece muitas ferramentas que se aplicam perfeitamente quando falamos de Marketing Digital. Muitas delas, inclusive, podem ser expandidas para se encaixar melhor ao mundo da internet. Você já ouviu falar dos “4p’s”?

Também conhecido como Mix de Marketing, esse conceito se refere a um produto ou serviço em quatro pontos-chave (produto, preço, praça e promoção).

Assim, quando aplicado ao universo digital, existem autores que estendem esse diagrama para mais alguns elementos. Com o tempo, a importância de valorizar o consumidor como parte da estratégia fez com que um novo P fosse acrescido ao conceito, o de people — Pessoas.

Nesse contexto as empresas passaram a considerar mais o poder de compra do público na hora de criar campanhas, entendendo que essas pessoas precisam ser conquistadas não apenas pelo produto e o que o envolve, mas também pelas marcas. Como cinco P’s não foram suficientes, chegamos ao que conhecemos hoje como os 8 Ps do Marketing, onde além de Preço, Praça, Produto, Promoção e Pessoas, temos: processos, posicionamento e performance.

Eles passaram a ser determinantes para identificar as ações de sucesso no Marketing. Nesse sentido o Digital foi fundamental, porque as ações online permitem que as pessoas avaliem os resultados obtidos de maneira sistêmica e escalável, contribuindo para tornar as ações ainda mais direcionadas e estratégicas. Vamos explicar mais adiante com detalhes como isso funciona.

Agora que você sabe um pouco de como funciona, vamos aos elementos indispensáveis para um bom Marketing Digital. É hora de aprender os nomes que você mais vai ouvir daqui pra frente.

Persona

É precisão que você quer? O Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semifictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal. Assim você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.

Lead

Diferente do termo jornalístico, onde o lead diz respeito ao primeiro parágrafo do texto, o do Marketing Digital refere-se aos os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e alimentá-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras.

Funil de Vendas

A Jornada do Consumidor, como preferir, aponta todas as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.

Landing Page

São as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão. A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads.

CRM

Chegaram as siglas. A começar pelo CRM (Customer Relationship Management), que é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes. Entre as inúmeras funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.

SEO

Preste muita atenção aqui pois você vai precisar muito dessa técnica. O Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca é um conjunto de ações que contribuem para melhorar o potencial de posicionamento de suas páginas e conteúdo no Google, por exemplo, ajudando você a cumprir os principais pré-requisitos de um “bom texto” para eles.

CMS

CMS significa Content Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Conteúdos, e nada mais é do que uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente online sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação. Dessa forma, por meio de um CMS é possível criar sites, blogs e outros portais de maneira simplificada.

CTA

Na tradução livre, é a chamada para a ação. Ou seja, o próprio nome já explica. No Marketing é apresentado por botões ou chamadas que direcionam a ação que os seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.

Fluxo de Nutrição

É o que se faz com o e-mail marketing, por exemplo: um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

Se depois desse texto você ficou com alguma dúvida, relaxa. É natural. Afinal, no meio dele nós certamente falamos sobre algo que te deixou curioso para entender melhor. Então fique à vontade para falar com a gente clicando aqui. Será um prazer continuar te ajudando! 

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